9

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Batismo no espitito Santo


O cristão crê que o Espírito Santo é quem conduz as pessoas à fé em Jesus Cristo e é quem lhe dá a capacidade para viver uma vida Cristã plena e verdadeira. Ele é descrito na Bíblia como um 'conselheiro' ou 'ajudante' (parakletos em Grego), guiando-os no caminho da verdade.

O termo Batismo significa mergulhar. A pessoa que recebe o Batismo no Espírito Santo é totalmente mergulhada neste mesmo Espírito. Por isso o correto é dizer Batismo no Espírito Santo e não Batismo do Espírito Santo!

Nesse contexto, o Batismo no Espírito Santo é visto como uma experiência que normalmente decorre de um momento de oração e é distribuído segundo a vontade do Espírito Santo. Os neo-pentescostais, creem que o Espírito Santo é distribuído livremente a todo crente batizado nas águas que o pede a Deus; tal entendimento embasa-se em passagens bíblicas como João 7:38-39 - ""Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem.".

A Bíblia também fala que o Espírito Santo concede dons espirituais (ou seja, habilidades), tais como os dons de profecia, de curas e o de falar e/ou interpretar uma variedade de línguas, entre outros. Alguns acreditam que esses dons foram derramados apenas aos cristãos do tempo do Pentecostes, mas os proponentes do Batismo no Espírito acreditam que essas habilidades sobrenaturais são ainda hoje disponíveis, comparando o evento de Pentecostes com os atuais movimentos Pentecostais. Assim, a Efusão do Espírito Santo traria uma proliferação de eventos intuitivos (idéias, fatos, nomes, condutas, pensamentos), que são tomados como revelações divinas para os cristãos de hoje.

Nenhum comentário: