9

segunda-feira, 5 de março de 2012

Costume não é doutrina

Em nossos dias, é muito comum observarmos vários costumes dentro de algumas igrejas evangélicas, tais como: • Mulher não pode usar calça. • Mulher não pode cortar o cabelo. • Mulher não pode usar cosmético. • Mulher não pode se depilar. • Crente não pode ir à praia. • Crente não pode jogar futebol. Todos estes costumes são tratados como doutrinas; no entanto, vale salientar que: • Costume é algo humano e que muda com o tempo. Por exemplo: antigamente, o homem usava chapéu como parte de sua vestimenta; hoje isso não é mais praticado em nosso país. Observe que costume é algo que varia com o tempo. • Doutrina é algo bíblico e não muda com o tempo. Por exemplo: matar era pecado no Antigo Testamento e continua sendo pecado em nossos dias. Observe que doutrina é algo que não muda com o passar do tempo; é algo imutável. Então, todos os costumes citados acima (e tantos outros que existem por aí) não são e nunca serão doutrinas. O que muitas igrejas chamam erroneamente de “cultos de doutrina”, são na verdade, “cultos de costumes”. Eu já ouvi as seguintes justificativas (que não justificam nada) dos defensores destes costumes: • Igreja que não tem “doutrina” (na verdade, não é doutrina, e sim, costume) é uma igreja de porta larga, que pode tudo. Irmãos amados, o fato de alguém não seguir os costumes citados acima, NÃO significa que este alguém esteja desviado e também não significa que ele (a) esteja freqüentando uma igreja do tipo “porta larga”. O comportamento e a conduta cristã não têm NADA A VER com os costumes citados anteriormente. Na realidade, as igrejas que adotam estes e tantos outros costumes, deveriam ler mais a Bíblia e parar com toda esta baboseira que nada tem a ver com as Escrituras. O que acontece nestas igrejas que dizem não ser de “porta larga” é o seguinte: os líderes destas igrejas DETURPAM as Escrituras e tentam justificar todos estes costumes citados acima, como se estes costumes fossem bíblicos. Pelo que me consta, deturpar as Escrituras é pecado e isso sim, deveria ser observado pelos defensores de costumes humanos. Para os defensores de costumes, eu digo o seguinte:  E assim por causa da vossa tradição INVALIDASTES a Palavra de Deus (Mateus 15:6).  Não julgueis pela aparência, mas julgai segundo o RETO JUÍZO. (João 7:24). • A Igreja precisa dos costumes para manter a identidade denominacional. Esta é outra justificativa que eu já ouvi por parte dos defensores de costumes. Pelo que me consta, a identidade do cristão é o AMOR e não o fato de alguém usar ou não uma calça comprida, por exemplo. O cristão não tem de se preocupar em parecer com a sua denominação, e sim, se parecer com Cristo, no que se refere ao testemunho pessoal. Infelizmente, tem muita igreja ensinando suas ovelhas a se preocuparem mais com os costumes do que com a Palavra de Deus. Eu só tenho uma coisa para dizer a estes irmãos metidos a santos: vocês precisam ler mais as Escrituras e também precisam amadurecer mais espiritualmente. A meu ver, quem defende costume é superficial e é alguém infantil espiritualmente; ou seja, estas pessoas precisam olhar mais para o próprio umbigo e necessitam crescer mais no conhecimento da Palavra de Deus. Eu gostaria de terminar este texto dizendo o seguinte: costume não é mandamento bíblico que precisa ser seguido e o que importa realmente na vida do cristão é o seu caráter e o seu testemunho diante do Senhor. Há pessoas que se preocupam com os costumes da igreja a que pertencem; eu prefiro me preocupar com o meu testemunho diante de Deus… a meu ver, é só isso que importa. Espero que tenham gostado deste texto e até o próximo estudo. fonte:gospel+

Nenhum comentário: