9

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Líder muçulmano gera revolta ao ‘impor’ que bebês usem burca


Um pregador saudita propôs obrigar meninas a partir de dois anos a utilizarem o véu para evitar o assédio sexual, o que provocou protestos na imprensa e nas redes sociais. Durante uma intervenção na rede de programação religiosa Al-Majd, o xeque Abdullah al-Daud considerou que era preciso “impor o hijab (véu) às meninas a partir dos dois anos” e acrescentou que convinha seguir o exemplo “dos países do sudeste asiático”.
“Se a menina pode provocar certo desejo, seus pais devem cobrir seu rosto e impor o véu (…) para não tentar” os perversos, considerou o pregador. “A menina pode tentar os agressores sem saber”, acrescentou, e lamentou a quantidade de agressões e de estupros de crianças no reino.
O xeque gerou revolta após sua polêmica declaração ser divulgada no Youtube
As declarações do pregador provocaram grandes protestos nas redes sociais. “Queremos que estas declarações não sejam exageradas ou interpretadas como uma fatwa“, declarou à AFP o influente pregador Salman al-Audah.As declarações do pregador foram muito criticadas no Twitter. “Punem a vítima”, protestou um internauta.
De acordo com o canal árabe Al Arabiya, Daud citou episódios em que bebês foram molestados na Arábia Saudita e citou fontes médicas e de segurança para defender o seu ponto de vista. Contudo, comentaristas pediram que o clérigo seja responsabilizado por promover uma fatwa(pronunciamento legal emitido por um especialista no Islã) não regulada.
Segundo a tradição muçulmana, as meninas devem cobrir o cabelo com um véu a partir da puberdade.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: