9

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Senado se prepara para votar na Lei Geral das Religiões



Senado se prepara para votar na Lei Geral das ReligiõesSenado se prepara para votar na Lei Geral das Religiões
Nos próximos dias o Senado Federal poderá iniciar a votação no projeto da Lei Geral das Religiões, a proposta prevê os mesmo direitos do acordo assinado em 2008 entre o Governo e a Igreja Católica.
A proposta espera passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. Até o momento apenas a CE já votou favoravelmente ao projeto. No CAS o relator, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pediu um tempo a mais para poder realizar uma terceira audiência antes de votar na proposta.
No Estatuto Jurídico da Igreja Católica ficou firmado normas a respeito do ensino religioso, casamento, imunidade tributárias e outros assuntos como a prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais.
Com isso, ficou entendido que as demais religiões ficaram em desvantagem com a Igreja Católica e por este motivo a Lei Geral das Religiões iria garantir os mesmos direitos às demais crenças constituídas no país.
O projeto está no Senado desde 2009, mas não é aprovada pelas comissões o que impede o seguimento dela até a aprovação. O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) fez um pedido de urgência para que até o final de maio eles possam votar no requerimento.
“Vamos aprovar isso, por uma questão de isonomia. Não é divisão, não é discussão religiosa, é apenas isonomia. O mesmo que está no tratado Brasil-Igreja Católica, é o mesmo que está na Lei Geral das Religiões”, disse o senador. Com informações Agência Senado

Nenhum comentário: